O QUE É MARKETING DIGITAL?
Neste artigo vou conceituar o que é Marketing Digital e qual a sua finalidade nos dias de hoje.
O termo Marketing Digital se refere a qualquer ação, ou conjunto de atividades que uma pessoa ou empresa executa com objetivo de atrair clientes. Criar um relacionamento, destacar sua marca e aumentar suas vendas.
Existem diversas estratégias que podem ser executadas através do Marketing Digital para levar um determinado grupo de pessoas a tomar determinada ação desejada.
Dentre as estratégias de Marketing Digital mais conhecidas estão o Marketing de Conteúdo, o Branding de Marca, o SEO e o Marketing de Atração (Inbound).
Para simplificar, o Marketing Digital é a arte de promover produtos ou serviços através de ações dentro das mídias sociais. É a principal ferramenta que as pessoas e empresas tem para se comunicar de forma direta e eficaz com o seu público em todos os momentos.
Segundo o professor Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — o marketing pode se traduzir como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Ou seja, o Marketing Digital é a ferramenta mais inovadora dos dias de hoje para despertar desejo de compra em determinados grupos sociais. Aos quais se deseja atingir, através de informação, conteúdo, atração e mecanismos de buscas otimizados.
O QUE SÃO OS 8 Ps do MARKETING DIGITAL?
Atualmente chegamos a era dos 8 Ps dentro do Mercado Digital onde além dos princípios básicos de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, foram incluídos novos que envolvem Processo, Posicionamento e Performance.
Sendo o conjunto fator determinante de sucesso identificados dentro das ações de Marketing Digital.
Este passo foi de extrema importância para avaliar os resultados obtidos de forma escalável e sistêmica. Tornando as ações mais estratégicas e direcionadas ao objetivo final.
Ou seja, aumentar engajamento, visibilidade, despertar memória afetiva e fechar vendas ou prestação de serviços.
OS CONCEITOS QUE ENVOLVEM O MARKETING DIGITAL?
Existem alguns conceitos que precisamos falar quando estamos nos referindo ao Marketing Digital.
Dentre eles podemos citar o primeiro que seria a Persona, ou Avatar.
Se trata da personificação do seu cliente ideal. Ou seja, aquele ao qual o seu produto ou serviço se direciona. No online não basta apenas falar do produto que as pessoas simplesmente vão aparecer. É preciso ter uma comunicação assertiva voltada diretamente a pessoa que se deseja atingir com tal informação ou conteúdo. Despertando nela o desejo de saber mais para adquirir tal produto ou serviço.
Muitas vezes o produto será apresentado em ultimo caso, sendo trabalhado primeiramente as dores e problemas que ela possa ter para depois mostrar como o produto é capaz de saná-los.
Outro conceito básico seriam os Leads
Os leads são potenciais clientes que chegaram até você por uma estratégia de Marketing de Atração ou Conteúdo. Despertando naquela pessoa a vontade saber mais do que se trata. Dentro desta estratégia você capta o maior número de pessoas para trabalhar seus níveis de consciência até o momento de fazer uma oferta.
O funil de vendas é o conceito que se trabalha esses níveis de consciência do seu lead. Desde a descoberta e percepção do problema, ate a consideração de compra e a tomada da ação da compra. É necessário trabalhar todos os níveis para que uma ação seja bem sucedida. Uma vez que as pessoas possam estar em níveis diferentes. E quanto mais você trabalhar todos eles, melhor será o seu resultado final.
Landing Page, são páginas 100% focadas em conversão. É uma página de alta persuasão onde as possíveis objeções, dores e desejos serão trabalhadas de forma a levar aquele lead a tomada de ação de compra.
Já o SEO, refere-se aos Mecanismos de Buscas Otimizados. São um conjunto de ações que visam ajudar no posicionamento do seu conteúdo nas plataformas de pesquisas através de palavras chaves que o seu possível lead possa procurar e encontrar o seu conteúdo.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL MAIS CONHECIDAS
Dentre as estratégias de Marketing Digital mais conhecidas podemos falar sobre o Marketing de Atração.
Nessa estratégia, produtores, afiliados e empresas buscam levantar as dores e dificuldades dos seus possíveis clientes. E criar um canal de comunicação com elas através dessas necessidades, com a intenção de oferecer a solução através dos seus produtos ou serviços
Já o Marketing de Conteúdo, é considerado Rei absoluto no mercado digital. Justamente, por conta dos leads estarem diariamente procurando conteúdos relacionado na internet.
E essas pesquisas ocorrem na maioria das vezes através de mecanismos de buscas como Google.
Por esta razão é importante ter esse conteúdos com as melhores soluções posicionados de forma que o lead encontre no momento certo do seu nível de consciência.
Resumindo o Marketing de Conteúdo é a estratégia de criar informações relevantes afim de atrair, conectar e converter essa pessoa.
Uma estratégia bem feita pode ajudar a ter muitos acessos, trazendo entre a infinidade de benefício o seu posicionamento como autoridade, reconhecimento da sua marca e educação do seu público alvo em questão.
Dentre as estratégias de criação de Marketing de Conteúdo está a criação de um Blog autoridade, ou um Site Institucional. Sem descartar é claros as mídias sociais. É importante ter uma presença forte em todos os eles para que a sua estratégia seja de fato efetiva.
COMO TRABALHAR COM MKT DIGITAL?
Para finalizar este artigo eu não poderia deixar de falar sobre as possibilidades de quem deseja trabalhar com Marketing Digital em 2022.
Vale lembrar que dentro do Marketing Digital existem varias vertentes de atuação: Marketing de Afiliados, Coprodução Digital, Gestão de tráfego, Gestão de Mídias Sociais, Lojas Virtuais, desenvolvimento de Sites, Edição de vídeos e muitos outros.
No entanto, se você é um leigo no assunto a melhor solução é iniciar através de um bom curso de base, que lhe forneça os conhecimentos e ferramentas necessárias para iniciar seu próprio negócio digital.
Para que você possa desenvolver as habilidades e aptidões necessárias a uma boa execução de estratégias e técnicas validadas e ter seus resultados em um curto espaço de tempo.
Não há melhor caminho do que aprender com quem já está no Mercado Digital e já desbravou o caminho que você almeja trilhar. Estar próximo de pessoas que já alcançaram seus ganhos e que podem te ajudar a chegar lá também é a opção mais segura e consciente que você pode tomar.
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Espero que este artigo tenha elucidado as suas dúvidas em relação ao Marketing Digital e se precisar de ajuda pode clicar no ícone do WhatsApp no rodapé deste artigo e me chamar.
Vou ajudar você no que eu puder e será um prazer conhecer um pouco da sua história!
Um beijo no coração,
Bonnie Vieira
Leia Mais: O que é Marketing de Afiliados?
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